FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Professor desenvolve estrutura para explicar inflação crônica e hiperinflação em livro

O professor da EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças da FGV, Fernando de Holanda Barbosa, acaba de lançar seu novo livro, “Exploring the Mechanics of Chronic Inflation and Hyperinflation”, da editora Springer.  A obra apresenta uma estrutura teórica para explicar a inflação crônica e a hiperinflação.
O estudo do professor explica que as raízes desses dois fenômenos são oriundas de um regime monetário fiscal no qual as emissões de moeda financiam o déficit público. A inflação crônica é modelada usando o tradicional e o novo modelo keynesiano, com uma regra de política diferente. Em vez de usar a regra de Taylor, a regra de política do Banco Central afirma que a moeda é emitida para financiar o déficit público. Os modelos de inflação crônica levam em conta o fato de que os mecanismos de indexação ajustam os preços e os salários, produzindo a componente inercial da inflação.
A obra explica ainda que a dinâmica desses modelos pode ser muito instável sob mudanças de parâmetros ou choques que atingem a economia. Os modelos anteriores de hiperinflação tentam explicá-lo como um fenômeno de bolha, porque assumem um déficit real constante financiado pela moeda. Há também uma análise sobre esse fenômeno a partir da ótica de uma crise fiscal, caracterizada por um déficit fiscal crescente. Essa crise fiscal produz uma restrição orçamentária intertemporal que não é sustentável.
Por fim, o livro faz uma análise da patologia da hiperinflação, que utiliza os mesmos instrumentos usados para compreender as patologias da dívida pública e das crises da dívida externa. O modelo de hiperinflação permite uma taxonomia de hiperinflações, que pode ser testada com a curva de receita do imposto inflacionário.
Para mais informações sobre o livro, acesse o site.