FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Cities For Everyone: diversidade gerando inovação no urbanismo

Um dos objetivos do evento é sensibilizar a comunidade a respeito dos principais desafios enfrentados pelas mulheres nas cidades e propor soluções
Já imaginou como as cidades seriam caso elas fossem projetadas por mulheres? Provavelmente elas seriam mais inclusivas e sustentáveis beneficiando a todos. Alguns arquitetos defendem, por exemplo, que um planejamento urbano que leve em conta necessidades de transporte e segurança para mulheres acaba tornando a cidade mais segura e acessível para todos os grupos de pessoas.
As desigualdades de gênero permanecem profundamente enraizadas em toda a sociedade. A maioria das mulheres não possui acesso a trabalho digno e enfrenta desigualdades salariais em relação aos homens. Elas muitas vezes tem acesso negado à educação básica e aos cuidados de saúde. As mulheres em todas as partes do mundo também sofrem violência e discriminação, incluindo o medo, o assédio e outras formas de violência sexual.
No dia 11 de fevereiro, das 14h às 19h, no Red Bull Station, ocorrerá o evento “Cities For Everyone”, organizado pela UP[W]IT, cuja proposta é repensar o planejamento de cidades a partir de uma perspectiva de gênero com o auxílio da tecnologia. A programação terá início com um painel em formato de Aquário (Fishbowl) onde as painelistas e as participantes discutirão sobre os principais desafios enfrentados pelas mulheres no uso dos espaços urbanos.
A painelistas são Joice Berth, arquiteta e urbanista com atuação em Regularização Fundiária e Direito Urbanístico; Daniely Votto, Gerente de Governança Urbana do WRI Brasil Cidades Sustentáveis; Marina Harkot, membro do Grupo de Trabalho de Gênero do Ciclocidade e Stella Hiroki, idealizadora do Smart City Talks e doutoranda em Tecnologias da Inteligência e do Design Digital – PUC – SP.
Na sequência, em dinâmica conduzida pelo Coletivo Mola, serão cocriadas soluções para as cidades com base nos desafios levantados no painel e utilizando metodologias de design thinking. O evento contará com makers, arquitetas, urbanistas, designers, engenheiras e especialistas no tema smart-cities.
O propósito é que, ao final do evento, as soluções pensadas se tornem um "banco de ideias" para quem está pensando no desenvolvimento sustentável de cidades, podendo ser aprimorado e apresentado futuramente para ONGs e empresas que estejam implementando tecnologias para cidades inteligentes. As inscrições são gratuitas e podem ser acessadas no site da UP[W]IT.