FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Exposição “Arte, Educação e Sustentabilidade" comemora 5 Anos no Espaço Furnas Cultural

A exposição trata de questões vinculadas à arte e de processos artísticos inovadores, utilizando materiais inusitados e técnicas originais, com o viés da sustentabilidade, resignificando materiais provenientes do processo de reciclagem e reutilização.
A exposição é uma mostra coletiva, constituída por surpreendentes obras criadas pelos alunos do Colégio São Paulo, com a utilização exclusiva de materiais descartados, o que insere o projeto em um Programa de Educação Ambiental, visando uma nova consciência em relação ao meio ambiente, através de uma mudança comportamental.
Capsulas de café expresso, canetas desperdiçadas, rolhas, embalagens de remédios, fitas de vídeo, tampinhas de refrigerante, capas de cd, entre vários materiais descartados se transformam em obras de impacto, que trazem a história da arte, releitura de grandes mestres e criações de mobiliário sustentável.
Compartilhando essas experiências e incentivando a cultura da reciclagem, a exposição sempre buscou atingir um público externo desde a sua primeira edição.
Da primeira à quarta edição, com o apoio cultural do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, com um público, em média, de 12 mil visitantes. Em 2016, inaugura uma galeria de arte no próprio Colégio São Paulo, onde aconteceu a quinta edição e ainda no mesmo ano, participou de quatro eventos externos com nosso acervo permanente, atingindo um público de, no mínimo, 10 mil visitantes.
Com o apoio do Espaço Furnas Cultural, amplia-se o propósito de disseminar a cultura da reciclagem e de uma consciência de sustentabilidade, compartilhando com a sociedade as possibilidades reais de reutilização e criação com materiais que supostamente seriam lixo.
A exposição no Espaço Furnas Cultural contará com parte do acervo dessas cinco edições, o que montará um inédito painel retrospectivo do projeto.
Abertura para convidados: 17 fevereiro
Exposição de 18 fevereiro a 1º abril. 

Local: Espaço Furnas Cultural (Rua Real Grandeza, 219, Botafogo).

Horário de visitação às exposições: Terça à sexta, das 14h às 18h e sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h.
Para acesso ao Espaço Cultural, é necessária a apresentação de documento com foto. A entrada de pessoas trajando bermudas e sandálias é permitida somente nos finais de semana.
Entrada Franca
Obras
Coletivo Artístico : Marcos Lanzieiro e seus alunos do Colégio São Paulo
Instituição Mantenedora
Colégio São Paulo – Ipanema RJ – Av. Vieira Souto, 22
Natureza das Obras
100% elaboradas a partir de processos de reciclagem e reutilização.
Técnicas inovadoras para aprendizagem da arte em diferentes linguagens: Pintura, Escultura, Desenho, Colagem, Instalações, mobiliário, etc;