FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 16 de março de 2017

IX Colóquio Internacional de Filosofia da Mente

A primeira edição do Colóquio Internacional de Filosofia da Mente ocorreu em 1999, na UNESP/Marília, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Eunice Quilici Gonzalez e do Prof. Dr. Michael Wrigley, contando com financiamento da FAPESP. O tema da primeira edição foi o debate entre as perspectivas internalistas e externalistas das experiências subjetivas da consciência. A segunda, terceira, quarta e quinta edições ocorreram, respectivamente, nos anos de 2000, 2002, 2005 e 2009, na UFPB/João Pessoa, sob a organização geral do Prof. Dr. André Leclerc, com auxílio da CAPES e do CNPq. Essas edições trataram temas como a causação mental, a relação entre linguagem e pensamento, e o fisicalismo. 

A sexta edição, que tratou do tema “Intencionalidade e Consciência”, foi realizada na UFC/Fortaleza, em 2011, sob a organização do Prof. Dr. André Leclerc e do Prof. Dr. José Maria Arruda, com financiamento da CAPES e do CNPq. A sétima edição tratou do tema “Informação, complexidade e ação”, tendo sido realizada na UNESP/Marília, em 2013, sob a organização da Profa. Dra. Mariana C. Broens, Profa. Dra. Maria Eunice Quilici Gonzalez e Prof. Dr. Kleber Cecon, com recursos da FAPESP. A oitava e última edição ocorreu em abril de 2016, na UFMG/Belo Horizonte, com recursos da CAPES, tendo como tema “Livre-arbítrio e agência moral”, tendo sido organizada pelo Prof. Dr. Jonas Gonçalves Coelho, Prof. Dr. Leonardo Lana de Carvalho e Prof. Dr. André Abath. 

Tendo em vista que o Colóquio é organizado, fundamentalmente, pelos membros do GT Filosofia da Mente da ANPOF, e o fato de os encontros da ANPOF serem bienais, ocorrendo sempre nos anos pares, decidiu-se que a próxima edição do evento acontecerá num ano ímpar, e a partir de então será mantida uma regularidade bienal, de forma a intercalar os encontros da ANPOF e o Colóquio, evitando assim que os dois eventos ocorram num mesmo ano. 

Daí a decisão de realizar o próximo encontro em abril de 2017, regularizando assim a periodicidade do evento. Nesta próxima edição, o evento ocorrerá na UFSJ/São João del-Rei, sob a organização do Prof. Dr. Gustavo Leal Toeldo, Prof. Dr. Rodrigo Gouvea, e Prof. Dr. Marco Aurélio Sousa Alves, com auxílio da CAPES, CNPq, FAPEMIG e UFSJ.