FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 22 de maio de 2017

I Encontro Celebrando a África Comendo Cultura

Alunos e professores da UFRJ realizam evento
sobre cultura alimentar africana em comemoração pelo Dia da África
Alunos e professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizam, no dia 24 de maio (quarta-feira), das 12h às 20h, o I Encontro Celebrando a África Comendo Cultura. O evento é uma promoção do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) em comemoração pelo Dia da África e vai acontecer no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Avenida Carlos Chagas Filho, número 373, na Cidade Universitária. O encontro é destinado a estudantes, professores e profissionais interessados pela temática e vai contar com os recursos de audiodescrição e LIBRAS. A inscrição é gratuita e deve ser feita previamente, até o dia 21 de maio. Não serão aceitas inscrições no dia do evento.
Com o objetivo de elucidar e difundir a cultura alimentar africana, o encontro foi idealizado e proposto por Ernani Lima Morais, africano de Cabo Verde, aluno do Curso de Bacharelado em Gastronomia da UFRJ, e inaugura parceria de realização conjunta entre alunos e professores da Gastronomia, colaboradores do Sistema de Alimentação, além de contar com o apoio da Cibus Empresa Júnior dos Cursos de Gastronomia e Nutrição da UFRJ.
Na realização do I ECACC também estão envolvidos africanos do continente e das diásporas que hoje são estudantes da UFRJ e dedicam atenção minuciosa ao momento de dar a conhecer aos convidados as singularidades da comida de cada um dos nove países por eles representados: Angola estará representada por Evaldina Raimundo (Geologia), Joaquim Kilombo (Arquitetura e Urbanismo) e Osvaldo Chaves (Engenharia de Petróleo); Benin por Elodie Lokossou (Enfermagem) e André Houtoukpe (Farmácia); Cabo Verde por Ernani Morais (Gastronomia) e Miryan Teixeira (Fisioterapia); Guiné Bissau por Mauricio Wilson (Geografia); Haiti por Will Theard (Engenharia Civil); Jamaica por Jayzon Brooks(Odontologia) e Romario James (Ciências Atuariais); Nigéria por Chris Chinedorie (Ciência da Computação); República Democrática do Congo por Elisée Kalonji; e São Tomé e Príncipe por Gilberto Carvalho (Economia).
A identidade visual do evento ficou a cargo dos estudantes africanos, representados pelo colega do Congo, Elisée Kalonji, em parceria com o também estudante da UFRJ, do Curso de Educação Artística, Thiago Iglesias; enquanto as peças promocionais foram criadas e desenvolvidas pelos colegas da Gastronomia, Mauricio Campi e Guilherme Santana.
A programação do I ECACC tem inicio com Almoço de Boas Vindas, servido nos três Restaurantes Universitários do Fundão (Central, Letras e Centro Tecnológico). Em seguida, no Auditório Prof. Rodolpho Paulo Rocco (mais conhecido como Quinhentão), localizado no subsolo do Bloco K do CCS, os participantes vão assistir a apresentações orais feitas pelos colegas africanos. A Tarde de Conversa tem início com uma abordagem histórica quanto aos aspectos relativos à alimentação na África, prossegue com depoimentos dos estudantes africanos sobre as especificidades de cada um dos nove países por eles representados e termina com um momento em que os africanos vão responder às perguntas feitas, antecipadamente, pelos participantes na ficha de inscrição do evento.
O evento encerra-se com Jantar de Confraternização servido nos mesmos locais do almoço. No Restaurante Central, os participantes poderão compartilhar mais este momento junto com os colegas africanos. O cardápio das refeições será diferenciado, entretanto, ambos vão contemplar a comida de Cabo Verde, devido à presença do colega Ernani, cabo-verdiano, no Curso de Gastronomia. O cardápio completo em português e em criolo cabo-verdiano pode ser conhecido na aba de Programação completa do evento neste site. Almoço e jantar serão servidos pelos mesmos valores cobrados atualmente nos R.Us da UFRJ: R$ 2,00 (dois reais) para estudantes da Universidade e R$ 6,00 (seis reais) para não-estudantes da UFRJ.
Da Comissão Organizadora do I ECACC fazem parte as professoras Camila Coura, Daniela Minuzzo e Mara Lima De Cnop (Gastronomia UFRJ), a professora Lúcia Andrade e diretora do Sistema de Alimentação da UFRJ (Nutrição UFRJ) e a coordenadora do Restaurante Universitário Renata Machado, responsáveis pelas atividades relacionadas à produção alimentar do evento. A Coordenação Geral está a cargo da professora Verônica Mattoso (Gastronomia UFRJ), responsável por integrar à Comissão Organizadora mais de 50 alunos, a maioria do Curso de Gastronomia que, neste período, cursam as disciplinas de Gestão de Eventos Gastronômicos, Comunicação em Gastronomia, Etiqueta e Comensalidade e Acessibilidade em Gastronomia, por ela ministradas, além dos estudantes africanos e outros alunos voluntários também da Gastronomia, da Escola de Belas Artes e de Letras.
Mais informações sobre I ECACC podem ser obtidas no site do Curso de Gastronomia: www.gastronomia.ufrj.br. Para participar do evento, os interessados devem se inscrever por meio do formulário disponível no link a seguir: https://goo.gl/forms/hP78OB0b3nzhCw8e2.