FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 30 de julho de 2017

Encontro de comercializadores de energia debate modelos de planejamento e programação de operação

O debate do Encontro dos Comercializadores de Energia do Rio de Janeiro, realizado no dia 24 de julho, pela FGV Energia, foi sobre o tema “Aprimoramento dos Modelos de Planejamento e Programação de Operação”.
Apresentado por Mário Daher, gerente executivo de Planejamento da Operação Eletroenergética do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o encontro abordou assuntos como os desafios do operador em face das transformações em curso no setor elétrico, particularmente as propostas para o aprimoramento do Marco Legal, colocadas em Consulta Pública pelo Ministério de Minas e Energia.
Participaram do encontro o presidente da Associação dos Comercializadores de Energia – ABRACEEL, Reginaldo Almeida de Medeiros, e representantes das empresas COPEL, Energisa, Eneva, Furnas, Light, NC Energia, Hydro, Positiva, Thissenkrupp, Voltalia e Wartsila.
“Foi muito positivo para os agentes interagir com o ONS e constatar o alinhamento entre a operação e o planejamento do sistema, demonstrado na palestra. Também foi esclarecedor compartilhar as visões de futuro e verificar como o operador está se preparando para enfrentar as transformações previstas para o setor”, avaliou Caio Picanço, representante da ENEVA, uma das empresas participantes.