FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Evento promove discussões sobre interseção entre energia e transporte na bacia do Atlântico

O Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional (NPII) da FGV participa, nos dias 20 e 21 de julho, da Conferência de Energia do Projeto Jean Monnet Network on Atlantic Studies. O evento será realizado na Johns Hopkins University SAIS, em Washington DC, EUA, e marca o início da primeira etapa do projeto. Trata-se de uma iniciativa do NPII em parceria com outras nove instituições de ensino, cada uma baseada nos quatro continentes do Atlântico, em países considerados estratégicos para a exploração dos temas pan-atlânticos emergentes de particular relevância para a União Europeia.
O projeto tem duração de três anos e é dividido em três temas principais: energia (2017), economia (2018), e segurança humana (2019). O evento vai explorar assuntos relacionados à interseção entre energia e transporte em toda a Bacia do Atlântico. Os participantes vão fazer uma análise da mudança da dinâmica dos setores de energia e transporte nas distintas sub-regiões e arenas políticas do espaço Atlântico. Acadêmicos de diferentes países irão expor suas pesquisas e identificar possíveis lições "pan-atlânticas" para a descarbonização do transporte, considerando o objetivo proposto no Acordo de Paris em reduzir as emissões de gases e estabilizar o aquecimento global a 2 graus Celsius.
O professor Renato Flôres será o responsável pela abertura do evento. Além de apresentar o projeto como um todo, ele vai fazer uma introdução ao tema de energia, que marca o primeiro ano do projeto. O diretor do NPII também vai atuar como moderador da sessão “Maritime Trade and Transportation in the Atlantic Basin: Limits and Potentials of Decarbonization”. No encerramento, ficará responsável por fechar a sessão com o assunto “Implications for the European Union and Other Atlantic Actors”.
Essa conferência vai resultar em um livro que será publicado até o fim deste ano e que estará aberto para consulta da comunidade acadêmica e formadores de opinião. Para mais informações sobre o projeto, acesse o site.
Para mais informações sobre o evento, acesse o site.