FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 30 de julho de 2017

IV Seminário Nacional de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade

O Programa Institucional de Saúde e Ambiente, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), promoverá o VI Seminário Nacional de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade entre os dias 31 de julho e 3 de agosto. O seminário tem por objetivo avaliar os progressos alcançados pela instituição, identificar lacunas e definir estratégias para o enfrentamentos dos desafios futuros. "A relações entre saúde, ambiente e desenvolvimento acompanham a trajetória da Fiocruz desde sua origem. No contexto da Rio-92, esse campo incorporou o conceito de sustentabilidade resultando no fortalecimento da produção técnico científica da instituição", explica Guilherme Franco Netto, assessor em Ambiente da VPAAPS, no texto de apresentação do evento. Em sua abertura, a atividade contará com a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, Marco Menezes, e do diretor da ENSP, Hermano Castro. O seminário será dividido em dois blocos, que compreenderão mesas-redondas, exposições, debates e oficinas de trabalho. Os interessados em participar do seminário devem se inscrever on-line.

Veja, aqui, a programação

Segundo Guilherme Franco Netto, a decisão do VI Congresso Interno da Fiocruz, realizado em 2011, ratificada pelo VII Congresso Interno, realizado em 2014, de eleger saúde, ambiente e sustentabilidade como um dos seus cinco eixos estratégicos, possibilitou à Fiocruz alcançar posição de destaque no campo de saúde, ambiente e sustentabilidade, em âmbito nacional e internacional.

"Esse alcance motivou a constituição do Programa Institucional de Saúde e Ambiente, o estabelecimento da Câmara Técnica de Saúde e Ambiente, a realização dos 1º, 2º e 3º Seminários de Saúde e Ambiente e da Jornada de Saúde e Ambiente, entre outras relevantes iniciativas, que resultaram no desenvolvimento e consolidação de uma rede de dispositivos institucionais que atuam nas dimensões de ciência, tecnologia e inovação, ensino, cooperação técnica, contribuição às políticas públicas e apoio ao fortalecimento de serviços. Entretanto, os complexos cenários globais, nacionais e locais sobre as relações entre saúde, ambiente e sustentabilidade apresentam novos desafios que necessitam ser considerados, com vistas à atualização dessa agenda", adverte ele.

O seminário será composto de dois blocos. No primeiro bloco, que acontecerá nos dias 31 de julho e 1º de agosto, ocorrerão mesas-redondas e exposições seguidas de debates sobre os resultados alcançados e os desafios contemporâneos e futuros, com definição de diretrizes para elaboração de teses desse eixo para o VIII Congresso Interno, que acontecerá em dezembro de 2017. O público desse primeiro bloco será integrado por pesquisadores da Fiocruz, representantes de outras instituições acadêmicas e representantes do movimento social organizado.
 

O segundo bloco, que será realizado nos dias 2 e 3 de agosto, consistirá numa rede de oficinas de trabalho para aprimoramento e validação dos documentos institucionais temáticos de saúde e ambiente, sendo eles: saúde e biodiversidade, saúde e clima, saúde e saneamento, saúde do trabalhador, avaliação de impacto à saúde de grandes empreendimentos, saúde e agrotóxicos e desafios da política nacional de saúde integral das populações do campo, floresta e águas. Esses documentos integrarão uma série temática que será publicada ainda em 2017. Outras atividades sobre saúde e ambiente serão também realizadas, como a reunião do Grupo Temático de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

Acesse a página do evento, confira a programação completa e faça sua inscrição