FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

10ª edição do Fórum Sustentar foca as urgências climáticas e apresenta soluções inovadoras para promover desenvolvimento econômico e social

Urgências Climáticas, Inovação, Mercados Sustentáveis e Futuros Possíveis é o tema do 10º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável – Sustentar -, promovido pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, dia 29 de agosto, na sede da Fundação Dom Cabral (FDC). Considerado um dos eventos mais importantes da América Latina sobre sustentabilidade, o fórum prevê, além de painéis simultâneos, sessões de imersão criativa e experiencial, a participação de startups de tecnologias sustentáveis, em parceria com grandes empresas, que irão apresentar soluções inovadoras, demonstrando como o conceito de sustentabilidade pode ser aplicado à rotina do setor produtivo.Também serão premiadas as empresas vencedoras do 5º Ranking Sustentar de Inovação.
Um dos objetivos do 10º Sustentar – cujas inscrições gratuitas podem ser feitas pelos sites www.sustentar.net e http://www.sympla.com.br/sustententar2017 - é proporcionar, por meio de mesas redondas, debates e workshops o ambiente propício para o compartilhamento de soluções que levem à inovação do modelo econômico atual. O evento é dinâmico e prevê a participação de 1.500 pessoas, que tomarão parte em fóruns de discussão, imersões e exposições que acontecem simultaneamente ao longo de todo o dia em diversos espaços da FDC.
Entre os temas em discussão, a eficiência energética tem destaque, uma vez que é preciso que os setores produtivos busquem novos modelos de negócios frente à crescente demanda por energia. Ao mesmo tempo que é urgente o combate ao aquecimento global.“O engajamento de lideranças aos negócios sustentáveis é imprescindível no universo mercadológico. Precisamos de inovações nas instituições e empresas brasileiras. Com ganhos para as organizações, mas também para o meio ambiente e para a sociedade. Tudo isso depende de vontade política, visão de futuro e compromisso com o desenvolvimento sustentável”, afirma a diretora-executiva do Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, Jussara Utsch.
Por isto o financiamento climático por meio de políticas de mitigação de danos ambientais, o pioneirismo verde, a economia circular, a inclusão social e o preço do carbono também estarão na pauta do dia de especialistas. A complexidade da gestão empresarial aumenta frente ao cenário marcado por impactos climáticos, a rápida expansão tecnológica, a hiperconectividade e a competitividade globalizada.
Paralelamente aos debates, uma atração à parte será a apresentação de inovações em produtos e serviços desenvolvidos por empreendedores já alinhados com as novas demandas econômicas, ambientais e sociais. Techmall – maior aceleradora de startups da América Latina – Fiemglab e Lemonade já confirmaram presença para acompanhar estas apresentações.
5º Ranking Sustentar de Inovação2017
Como parte do evento, o Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental anunciará os vencedores do 5ºRanking de Tecnologias e Produtos Sustentáveis 2017, que vai distinguir empresas que se destaquem na utilização racional de recursos naturais e de matérias-primas, insumos verdes, métodos de produção sustentável, inovação, criatividade e incorporação dos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU em três categorias: produto, serviço e inovação sustentável. “O ranking colabora para que as empresas possam ter uma ferramenta de benchmarking para buscar modelos sustentáveis para seus produtos e serviços. Além disso, reforça a necessidade da produção e do consumo sustentável na sociedade”, diz Roberto Fagundes, presidente do Conselho do Instituto Sustentar. Um dos objetivos da iniciativa é contribuir para difundir técnicas que tenham potencial de replicabilidade.
Serviço:
10º Sustentar - Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável
Data: 29 de agosto
Local: Fundação Dom Cabral (FDC) Campus Aloysio Faria, Alphaville, Lagoa dos Ingleses Nova Lima, Minas Gerais
Horário: De 9:00 às 18:00 Inscrições: www.sustentar.net