FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

FGV abre portas para debate sobre investimento em infraestrutura sustentável

A FGV sedia, no dia 31 de agosto, a partir das 9h30, o “InfraInvest – Infraestrutura Sustentável para o Brasil”, evento promovido em parceria pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O evento, que conta com apoio da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), será realizado no Cento Cultural FGV (Praia de Botafogo, 186. Botafogo, Rio de Janeiro) e reunirá especialistas, gestores públicos, tomadores de decisão e investidores públicos e privados para discutir os caminhos necessários para o cumprimento das metas do Brasil com relação à redução das emissões de carbono e aumento dos investimentos em infraestrutura sustentável, como forma de atingir estes objetivos.
Ao longo do dia, serão discutidos os arranjos necessários, os quadros normativos e legais e regulamentos que possam permitir os investimentos em infraestrutura sustentável; as melhores práticas em execução de projetos sustentáveis alinhadas às boas práticas internacionais; e os mecanismos de financiamento, que irão considerar os instrumentos necessários para alavancar os investimentos do setor privado e também avaliar a percepção dos investidores sobre o tema, assim como o papel dos green bonds (títulos verdes) e securitização.
A Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil inclui metas ambiciosas de reduzir, até 2025, as emissões em 37% em relação aos níveis de 2005 além de restaurar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas e aumentar para 45% a parcela dos recursos renováveis em sua matriz energética.
Para atingir estes objetivos são necessárias mudanças significativas na maneira como o país e a região concebem, constroem e usam a sua infraestrutura, principalmente em setores chave como energia, transporte, água e saneamento. É necessário que sejam feitas análises substanciais e processos de engajamento entre os setores para acelerar o desenvolvimento sustentável, especialmente no que se refere ao cumprimento dos compromissos globais e objetivos de desenvolvimento nacional, não só de sustentabilidade ambiental, mas também sociais e econômicos.
O evento contará com a participação do ambientalista e importante estudioso da Amazônia, dr. Thomas Lovejoy, considerado o “Padrinho da Biodiversidade”, e do professor Tomas C. Heller, fundador da Climate Policy Initiative e que atua diretamente nos temas de controle climático internacional e uso global da energia. A FGV será representada pela diretora do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura (CERI), Joisa Dutra, pelo professor da EBAPE, Joaquim Rubens, e pela coordenadora de Desenvolvimento Local do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), Daniela Gomes Pinto.
Para mais informações e inscrições, acesse o site.