FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Gerdau promove a exposição “Hélio Petrus – 50 anos de neobarroco do escultor”

Em comemoração aos 50 anos de carreira do escultor mineiro Hélio Petrus, a Gerdau traz para a capital mineira, a exposição “Hélio Petrus – 50 anos de neobarroco do escultor”. A mostra gratuita estará no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, a partir do dia 18 de agosto, e reúne diversas peças que retratam o estilo neobarroco de um dos artistas mais prestigiados do gênero no Brasil.

Segundo a curadora Léa Maria de Sales Cunha, a exposição é única e encanta os visitantes com a riqueza de detalhes e conexão espiritual que em cada obra proporciona. “Sem dúvidas, Hélio Petrus é um dos escultores mais conceituados do nosso país, além do reconhecimento internacional, comprovado pelas mais diversas obras espalhadas pelo mundo. O público terá a oportunidade de vivenciar essa experiência e conhecer um pouco mais sobre cada obra”, conclui. A exposição ficará em cartaz até o dia 10 de setembro, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, no Circuito Liberdade, na Praça da Liberdade.

Hélio Petrus

De formação seminarista e vivendo em Mariana (MG) desde os 7 anos, Hélio Petrus sentiu uma forte influência da religiosidade, característica da arte barroca impregnada nos monumentos e igrejas de sua cidade. Na Universidade de Filosofia, cursando Letras, teve o primeiro contato com as obras do mestre Aleijadinho. A partir de então, começou a se interessar pelo trabalho na madeira, fazendo sua primeira experiência com a escultura e o entalhe na madeira de cedro. Sem frequentar escolas de Arte, nos intervalos entre a faculdade e o trabalho no magistério, Hélio foi traçando seu próprio caminho, que, para ele, acabou tornando-se uma surpresa agradável, desafiadora e promissora, até que resolveu se dedicar de corpo e alma à arte de seu mestre Aleijadinho e Mestre Ataíde. Surgiram, então, as primeiras obras que nada tinham de arte barroca, senão acanhados esboços de um trabalho bem popular e primitivo.  Atualmente, o artista se dedica a obras bem elaboradas e requintadas, como os painéis entalhados, comumente denominados de talhas. Sem pretensão de copiar o barroco, Petrus dá uma nova roupagem de transparência e suavidade, por meio da pátina e da policromia, em suas figuras esculpidas ou entalhadas, o que o fez ser considerado o escultor sacro neobarroco.

SERVIÇO
Local: 
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Visitação: de 18 de agosto a 10 de setembro
Endereço: Praça da Liberdade, s/nº - Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG
Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 12h às 18h, quinta-feira, das 12h às 22h.
ENTRADA FRANCA
Classificação indicativa: Livre

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Com 18 áreas expositivas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. 
Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.