FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

O FUTURO EM AÇÃO: TENDÊNCIAS, CENÁRIOS E ESTRATÉGIAS PARA OS NOVOS TEMPOS

Esse é o momento mais fértil para a mudança. A transição entre o velho e o novo tempo abre as janelas para visualizar horizontes inovadores em sua profissão, seu negócio, sua vida. Entre nuvens de incerteza e sinais de mudanças profundas, existem múltiplos caminhos para inovar e ser feliz. Para  dar impulso criativo na sua relação com o mundo mutante, é preciso olhar além das fronteiras, medir com novas métricas, pensar diferente e mais amplo, conectar pontos e dar um mergulho profundo no território desconhecido da imaginação.

IMAGINAÇÃO E AÇÃO

Esse workshop foi desenhado para que você comece a fazer essa transição com visão mais nítida  e fortaleça sua coragem, podendo decodificar sua imaginação em ação. Vai sentir como é possível desembaçar as janelas do futuro, deixar de olhar menos pelo retrovisor e acender o farol para percorrer novas rotas.
A programação  foi elaborada com conteúdos e ferramentas de vanguarda para que você adquira novo repertório no leque de possibilidades na direção do futuro a partir de agora. Informações, reflexões, visões e experiências inéditas que a Prospectiva Estratégica pode propiciar em dois dias de aprendizagem.

PROSPECTIVA ESTRATÉGICA, A REINVENÇÃO DO PLANEJAMENTO

A Prospectiva Estratégica, também conhecida por Futurismo,  representa a reinvenção do planejamento aplicado à gestão de negócios, desenvolvimento pessoal, inovação de produtos e serviços.  Tem sido aplicada atualmente pelas mais inovadoras organizações que operam inovações disruptivas em vários setores: empresarial, governamental, terceiro setor. 
A FUTURISTA ROSA ALEGRIA
Consultora, palestrante e facilitadora de processos de inovação no Brasil e no mundo com 20 anos de atuação como futurista profissional, Master of Sciences em Estudos do Futuro pela Universidade de Houston, EUA, a escola mais reconhecida nessa disciplina mundialmente. Está entre as três futuristas mulheres mais reconhecidas na América Latina.  Foi fundadora e vice-presidente do NEF (Núcleo de Núcleo de Estudos do Futuro) da PUC-SP por 16 anos e desde o ano 2000 representa o núcleo brasileiro do Projeto Millennium, a maior rede mundial de pesquisadores sobre o futuro.
QUEM PODE SE BENEFICIAR
Todas as pessoas  que estejam em busca de novos horizontes e oxigenação informativa para redirecionar suas vidas, suas carreiras, identificar novas oportunidades de trabalho, criar novas profissões, desenvolver-se dentro de suas atuais funções, fortalecer o plano estratégico pessoal e/ou de suas organizações. 


PROGRAMA

Inovação a partir do futuroO futuro como princípio de inovação no presente. Como mudar o presente a partir do futuro? As dimensões do tempo. O mundo VICA.
Conceitos básicos da Prospectiva EstratégicaInteligência estratégica, predição, projeção, previsão, planejamento, insight, hindsight, foresight e estratégia: diferenças e complementaridades.
Os sinais dos novos temposAs mudanças em curso para os próximos 10/20 anos em diferentes setores: gestão, empreendedorismo, consumo, tecnologias, relações de consumo, sociedade, cultura e novos modelos de organização.  Como traduzi-los em inovação?
Estratégias em tempos de incerteza: A incerteza cresce em tempos de complexa mudança e, em vez de restringir a ação, pode estimular a inovação. Como o setor industrial pode tirar proveito da incerteza através do desenvolvimento de cenários?
A mudança em 3 horizontes: A aplicação do método dos 3 Horizontes para conectar o presente com o futuro desejado na direção de planos mais consistentes e coerentes com as mudanças. 
O futuro do trabalho: As novas realidades da quarta revolução industrial e a descontinuidade de velhos modelos de produção e de trabalho  Profissões que deixarão de existir ou que  precisam se reinventar. A emergência das novas profissões e as oportunidades com os  novos mercados. 
Laboratório de futurosExercícios individuais e em grupo que percorrem o Ciclo de Planejamento FF (Fast Forward) desde a busca de informações, identificação  e análise de tendências, desenvolvimento de cenários e criação da visão para a ação. 
Imaginação cognitiva: Viagens pelo tempo com exercícios de imaginação cognitiva e visualização criativa para entrar em contato multi-sensorial com o futuro. 

DEPOIMENTOS
Com uma proposta muito diferenciada, Rosa consegue sacar da rotina um pensamento pouco usual sobre o futuro. Provocativo, o curso instiga a se projetar de uma forma que o dia a dia não permite. A experiência dela ao conduzir discussões complexas e dividir experiências com uma turma tão heterogênea dão um refino especial ao conteúdo, experiência única e que recomendo muito. Paulo Loiola, gerente de planejamento e gestão da Petrobras (Rio de Janeiro, RJ)

Trabalho com estratégia tecnológica de longo prazo há alguns anos, no setor aeronáutico. No início de 2017 tive o privilégio de participar do Curso Compacto de “Foresight Estratégico”, ministrado pela renomada futurista Rosa Alegria. Em 8 horas de curso, o valor agregado foi simplesmente altíssimo. O treinamento aborda a história de estudos do futuro, métodos prospectivos e principalmente tomadas de decisão sob incerteza, incluindo exemplos muito atuais, dinâmicas e debates de altíssimo nível. As organizações precisam se preparar, por meio da qualificação de seus profissionais, para este cenário de rápidas transformações em ambiente de grandes incertezas. Recomendo fortemente. Dinah Leite, Engenheira de Desenvolvimento Tecnológico -  EMBRAER (São José dos Campos,SP)

Fui fazer o curso Prospectiva Estratégica aqui no Rio com o objetivo de empreender um sonho, inspirar-me, planejar-me, acreditar e fazer. Fiz! Inaugurei meu Cama e Café na minha casa em Saquarema! Deu certo!!! Esse curso foi bastante motivador, gostaria que você soubesse, Rosa! Beijos e tudo de bom!  Marcia Regis, jornalista e atualmente empreendedora (Rio de Janeiro, RJ)

O mundo está cheio de novas possibilidades e o Workshop Prospectiva Estratégica ampliou minha visão sobre várias delas. Posso afirmar que muitas das minhas decisões estão sendo influenciadas por essa vivência no workshop. André Brito, Publicitário da Color Up (Aracaju, Sergipe)

Saí inspirado e me sentindo capaz de antecipar e criar o futuro em vez de reagir a ele. Entendi que isso é ciência, é necessário, e não esoterismo. Joao Francisco de Carvalho Pinto Santos, CEO da The Key -  (São Paulo, SP)

O workshop  O Futuro em Ação, foi intenso, proporcionou momentos de alegria,descobertas, e me fez retomar reflexões, e a confiança em um futuro melhor. A Rosa é uma oradora que encanta, que nos faz mergulhar de forma científica e não menos intensa em um futuro contextualizado,  mais próximo que imaginávamos. Momentos de riqueza, e intenso aprendizado. Patricia Carvalho, Pós-Vendas, Amil (Rio de Janeiro, RJ)

Excelente workshop com aplicações práticas imediatas, riquíssimo em conteúdo conceitual e troca de experiências entre os participantes. Super- recomendo. Ad Vieira, consultor em Inovação em Modelagem de Negócios (São Paulo, SP)

O workshop "Prospectiva Estratégica" foi para mim uma experiência muito importante onde pudemos explorar a filosofia e metodologias de antecipação do futuro e, principalmente, de criação de um futuro melhor. A enorme experiência internacional de Rosa Alegria como pesquisadora, professora e consultora na área de planejamento de longo prazo garantem um enorme ganho de conhecimento além de insights interessantíssimos. Ruy Sant'Ana, PhD - Instituto Ermínia Sant'Ana de Educação Avançada e Professor da PUC-PR (Curitiba, PR)