FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Sociólogo debate papel do negro na literatura brasileira

A Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) promove, no dia 5 de setembro, às 10h, em São Paulo, um debate com Mário Augusto Medeiros. O sociólogo vai conversar com os alunos de graduação sobre seu livro “A descoberta do insólito – literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000)” no Salão Nobre FGV (Rua Itapeva, 432. 4º andar. Bela Vista, São Paulo).
O debate será pautado pela obra, uma crítica social que traça um panorama sobre história literária brasileira, na qual o escritor negro passou a ser visto como uma espécie de avis rara. Dadas as condições sociais de produção e o surgimento dos autores, diversas vezes se questionou como foi possível a criação literária ter aparecido em cenários tão inóspitos ou deslocados. O insólito, portanto, opera não como um elemento do universo fantástico, mas como uma via de mão dupla do cotidiano. Pauta-se, por um lado, pela história e pelas condições sociais em que negros e periféricos majoritariamente se encontram e que vivenciam; por outro, pela negação da negação, o princípio de afirmação do eu e do sujeito social, que faz com que o ativismo político e a criação literária de autores negros e periféricos se tornem possíveis.
Mário Augusto Medeiros da Silva possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Sociologia pela Unicamp, onde atualmente é professor. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento Social Brasileiro, Literatura e Sociedade, Intelectuais Negros. Recebeu, em 2013, o Prêmio para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, do Centro de Estudos Sociais, da Universidade Coimbra (Portugal).
Para mais informações, acesse o site.