FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 7 de outubro de 2017

Obra aborda o processo de sucessão em empresas familiares

Certos questionamentos são comuns às empresas familiares. Como conciliar família e negócios? Como desenvolver vantagens competitivas, alcançar a liderança de mercado e ter uma rentabilidade acima da média? E como conseguir este destaque quando o objetivo da empresa tiver a tendência de favorecer os familiares, em vez de seguir a lógica do mercado? Com tantos problemas noticiados pela mídia, é possível às empresas familiares alcançarem resultados superiores aos das empresas não familiares?
Essas e outras questões são apresentadas e debatidas na obra “A relação entre pai e filho no processo sucessório em empresas familiares”, que será lançada na terça-feira, dia 10 de outubro, às 17h, na Livraria FGV, no Rio de Janeiro.  
Publicada pela Editora FGV, o livro é baseado em dois aspectos das organizações familiares. De um lado, as empresas sendo vistas como um tipo de negócio de tradição na sociedade e predominantes na atualidade no meio empresarial, tanto no Brasil quanto no mundo, e muitas vezes com expressiva relevância. Por outro, a sobreposição entre família e empresa, quando organizações familiares enfrentam diversos outros desafios, que não apenas os do mercado, que poderão ajudá-las na perpetuação do patrimônio familiar ou poderão mitigar os negócios e a relação de união entre os membros da família.
Embora sejam duas dimensões antagônicas, pela complexidade do entrelaçamento de sentimentos e relacionamentos consanguíneos e afetivos no âmbito familiar com a vida profissional, a família e a empresa direcionam seus interesses visando o alcance de resultados financeiros e econômicos, o que nem sempre é tarefa que se realiza sem conflitos.
Além de abordar essas peculiaridades comuns em empresas familiares, a obra apresenta e analisa cases de processos sucessórios em empresas como Gerdau, Papaiz, Lacta e Mesbla, com exemplos de sucessos e de grandes fracassos. 
A Livraria FGV fica no térreo da sede da FGV (Praia de Botafogo, 190, Botafogo, Rio de Janeiro). Para mais informações sobre o livro, acesse o site.