FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Ocupação Transarte

Ao longo de seis (6) semanas, Belo Horizonte receberá o Transarte, um projeto de ocupação dos galpões da Funarte MG voltado para manifestações artísticas e culturais pautadas pela diversidade. A Ocupação Transarte preencherá todo o mês de outubro e também as duas primeiras semanas de novembro com uma programação criada para promover o encontro de artistas, ativistas, pesquisadores e atores da cena cultural e artística LGBT+ nacional e da capital mineira, com as figuras atuantes no cenário, cada vez mais forte e consolidado.  
A iniciativa ainda conta com a realização de palestras, simpósios, apresentações, cinema e workshops. Por conta de toda a discussão trazida com a programação, o projeto ainda terá a presença de convidadxs especiais, figuras relevantes na cena LGBT+ como a artista belo horizontina trans Cristal Lopez, a drag Queen Suzy Brasil (atualmente no programa Ferdinando Show – Multishow), a artista e militante transexual Walkíria La Roche e o influenciador digital Lucca Najar. A programação oferece atividades gratuitas e também a preços populares. Uma das particularidades é que todo o público trans tem entrada franca garantida para todas as atrações.
A programação começa no dia 05 de outubro, às 17h, com a abertura do Espaço Transolhar de Exposição, na Funarte/MG. O espaço convida o público a imergir no universo Transarte por meio do olhar às artes visuais, relacionadas ao tema abordado pela Ocupação como um todo. A exposição conta com trabalhos da Instalação Transitar, do artista Jefferson Rib, a Video Instalação XYZ do grupo SOMOSe a exibição dos quadrinhos desenhados pela artista trans Alice Pereira.
Posteriormente, às 20hs, será a vez da estreia na capital mineira do espetáculo O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu. A peça, desde sua estreia, já havia levantado polêmica por trazer Jesus Cristo, nos dias atuais, encarnado na pele de uma mulher transexual. Por conta disso, a montagem, protagonizada pela atriz Renata Carvalho, chegou a ter suas apresentações interrompidas durante uma recente temporada no SESC Jundiaí.
Ao recontar histórias bíblicas por meio de uma perspectiva contemporânea, o espetáculo dirigido por Natália Mallo apresenta uma reflexão a respeito da opressão e da intolerância sofridas por pessoas trans e minorias de forma geral. O monólogo foi escrito pela transexual inglesa Jo Clifford, que inclusive já apresentou sua versão da montagem em Belo Horizonte durante a última edição do FIT (2016). Finalizando a noite de abertura, será realizada um Coquetel de Abertura do Espaço Transolhar de Exposição, incluindo uma apresentação da drag Suzy Brasil e a entrega de uma homenagem solene para Walkíria La Roche e Cristal Lopez, duas ativistas da cidade com atuação política na luta pelos direitos LGBT+.
Espaço Transolhar de Exposição 
Trabalhando a liberdade de expressão corporal e a possibilidade de se assumir enquanto ser, a exposição convida o público a imergir no universo Transarte por meio doolhar intimista das artes visuais. O espaço receberá a Instalação Transitar, do artista Jefferson Rib, uma vídeoinstalação do grupo SOMOS, intitulada XYZ, e a exibição dos desenhos criados pela quadrinista e artista, Alice Pereira. Na instalação Transitar, o artista Jefferson Rib convida o público para uma experiência imersiva e reflexiva de sensações novas e ressignificações de sentido, em um corredor que trabalhará com jogo de cores e luzes para transformar a experiência de cada participante. 
Com concepção artística de Tulio Cássio, Rafo Barbosa, Zadô Luz e Elisa Righetto, a vídeo instalação XYZ confronta as instituições sexo-normativas ao propor a abertura de uma possibilidade para a construção de organismos não-binários e mutáveis. A mostra dos desenhos e quadrinhos criados pela artista Alice Pereira concluem as exposições do Espaço Transolhar de Exposição apresentando os trabalhos da artista, que consegue abordar de maneira tocante e sensível questões do universo trans.
Simpósio Transarte 
Procura promover o diálogo e a reflexão do cenário LGBT+ no Brasil, por meio do encontro de artistas, pesquisadores, ativistas e cidadãos comuns do mundo queer, em 5 mesas de debate. A Mesa dos Artistas cria um ambiente de troca de experiências profissionais e pessoais entre os artistas que participarão da Ocupação, além de debaterem sobre a atual cena artística LGBT+ brasileira.
O Encontro dos Youtubers trabalhará a importância do uso das mídias sociais no mundo contemporâneo para o universo LGBT+, em uma conversa entre os realizadores de dois importantes canais doyoutube desta temática: o mineiro Lucca Najar, que trata das suas experiências enquanto homem trans, e o Canal Drag-se, que reúne a nova geração de drags da cena carioca.
A palestra“Criatividade Queer: (Des)construindo a própria identidade”: será ministrada por Davi Giordano e apresentará o conceito de "Coaching Criativo" e sua aplicação na construção e desconstrução da identidade no contexto queer. Na oportunidade também será lançado o livro “Praticando a Criatividade em sua Vida”.
Simpósio também abrirá espaço para o pensamento teórico e crítico a respeito da inserção do público Trans nas diferentes esferas sociais, como saúde, educação, direito e arte.  OdebateAcessibilidade Trans será mediado por Alessandra Makeda (RJ)fundadora e Coordenadora Nacional do Fórum Nacional de Pessoas Trans Negras e integrante da equipe do deputado Jean Wyllys.
A quinta e última mesa do simpósio, Encontro dos Realizadores, reunirá diversas instituições e projetos que impactam positivamente o cenário de manifestação artística, cultural e social da causa LGBT.
Sobre os Espetáculos
Todas as apresentações artísticas, em formato de espetáculo, requerem a compra e apresentação de ingresso, menos para o público trans que tem entrada franca garantida em todos dos dias da Ocupação.
O primeiro espetáculo do evento será O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu (SP) que traduz o texto original da escocesa Jo CliffordNele, Natalia Mallo, que assina a direção e tradução do espetáculo, propõe uma atualização dos contos bíblicos para o mundo contemporâneo ao apresentar Jesus no corpo de uma mulher transgênero. O espetáculo faz parte da programação da noite de abertura da Ocupação e será apresentado durante toda primeira semana do evento.
A segunda semana do Ocupação Transarte sediará o espetáculo Calor na Bacurinha (BH). Com direção de Mariana Viana, o espetáculo trata-se de uma manifestação de liberdade corporal, ao representar diferentes expressões corporais femininas dentro da cultural patriarcal. Com os corpos nus, o Coletivo Calor na Bacurinha faz uma paródia da própria nudez e celebra o direito ao próprio corpo e sua sexualidade. A apresentação será exibida durante toda a segunda semana da Ocupação.
Ao longo da terceira semana de evento, os palcos da Funarte/MG receberão o espetáculo Ser Experimento para Tempos Sombrios (BH). Produzido pela Companhia TODA DESEO, a apresentação explora a narrativa como espaço de resistência, insurgência e crítica, para que o único personagem em cena celebre os corpos que fogem das normas de corporalidade do senso comum.
Ao longo da semana que fechará o mês de outubro, a Ocupação terá a realização de dois espetáculos. Protagonizado por 2 bailarinos que compõem as cenas com poesia, movimento e dramaticidade,So+Mos (BH), apresentação produzida pelo grupo SOMOS, pautará a existência da identidade humana, enquanto identificação e orientação sexual, tencionando seus limites. Dividindo as atenções do público, também será apresentado o monólogo performático, Reconstruindo e construindo uma jovem Cristal (BH), protagonizado, roteirizado e dirigido por Cristal Lopez. A artista encenará uma autobiografia por meio de uma narrativa que apresenta suas experiências pessoais e profissionais, desde a sua infância até a consagração como artista mineira. O espetáculo continuará em exibição na primeira semana de novembro.
Seguindo a programação da Ocupação no mês de novembro, o espetáculo Dandara Através do Espelho (RJ) apresentará a biografia da atriz transexual Dandara Vital. Protagonizada pela própria atriz, a peça mescla linguagem teatral e cinematográfica, realidade e ficção, em uma jornada de autoconhecimento, descoberta e enunciação. Os espetáculos Mulheres de Tebas (RJ) e Partilha de uma Vivência (BH), também serão apresentados durante o mês de novembro. O primeiro trata-se de uma comédia em que uma mulher trans, que acaba de enriquecer, passa a patrocinar o enredo do bloco de carnaval do seu coração. Por se tratar de uma agremiação peculiar, a patrocinadora entra em uma série de peripécias para realizar o seu sonho. O espetáculo mineiro, por sua vez, é inspirado no filme “Jogo de Cena”, de Eduardo Coutinho, e propõem um exercício de reflexão sobre o estranhamento social cotidiano a respeito dos corpos de pessoas trans. O exercício é acompanhado pelo ator transgênero Lui Rodrigues junto do ator e diretor Odilon Esteves.
Performances e cenas curtas 
Ocupação da Funarte/MG contará com 3 performances e cenas curtas, sendo duas delas locais e uma criada e produzida no Rio Grande do Sul. Criado em 2010, Julieta Descapuletizada (RS) é uma releitura da obra clássica de Romeu e Julieta que apresenta a personagem feminina retornando para a terra após sua morte para dizer e fazer tudo o que gostaria com o seu amado Romeu. Com isso, a protagonista se apresenta totalmente livre da repressão familiar e das repressões morais, desconstruída e dona de seus desejos interiores.
As performances mineiras “Minha História que Nunca Vi” e “Noviça nº3” completam a seleção de cenas curtas da Ocupação. A primeira, criada e dirigida por Bruno Lelis, Bremmer Guimarães e Igor Leal, apresenta quatro artistas que, mergulhados em uma cena íntima, tecem uma narrativa que protagoniza a arte dos corpos trans. A segunda performance, intitulada Noviça nº3, propõem uma reflexão a respeito das restrições e opressões impostas às pessoas trans.
Mostra de cinema 
Por se tratar de um evento que celebra a diversidade, a Ocupação Transarte também valoriza a pluralidade de manifestações artísticas. Sendo assim, será realizada uma mostra de cinema que contará com um longa metragem e um curta metragem convidados, além de um festival local de curtas que será realizado a partir de inscrições ao longo da ocupação.
O longa metragem convidado, “Luana Muniz – Filha da Lua” (RJ), documenta os bastidores da vida de Luana Muniz, uma das mais importantes e influentes personagens da cena LGBT+ do Rio de Janeiro. Famosa pelo bordão “Travesti não é bagunça”, que figurou em diversos programas jornalísticos e humorísticos no início dos anos 2000. A travesti faleceu em maio deste ano e será lembrada com a exibição do filme. Em sua exibição inédita em Belo Horizonte, já foi exibido no Festival de Gênero e Sexualidade do Rio de Janeiro no qual conquistou o prêmio de Melhor Longa Metragem do festival.
Para os curtas metragens, a Ocupação Transarte receberá como convidado o filme Tailor (RJ), uma produção audiovisual que trabalha com a representação de diferentes expressões corporais e de identidade do universo LGBT+. Na trama, Tailor, um jovem cartunista carioca, conta em seus quadrinhos as histórias de outras pessoas transgênero, como Miro, uma pessoa trans que tem dificuldade de encontrar testosterona sintética; Tertuliana, uma estudante que enfrenta um profundo momento catártico na universidade; e Bernardo, um negro que passa por uma redescoberta de sua própria identidade. Realizado por pessoas trans, Tailor enaltece a liberdade e possibilidade criativa entre as pessoas trans.
Além do filme convidado, a mostra de cinema do Transarte abrirá inscrições, em suas 3 primeiras semanas de Ocupação, para curtas metragens produzidos em Minas Gerais que trabalhem temáticas referentes às questões de gênero e sexualidade. 10 curtas serão selecionados para serem exibidos, do dia 26 a 29 de outubro, nos galpões da Funarte. Para se inscrever os interessados devem seguir asorientações na página oficial do evento no Facebook (facebook.com/projetotransarte), entrar em contato através do e-mail (ocupacaotransarte@gmail.com) ou pelo site oficial do projeto (www.pedevento.art.br/transartebh).
Oficinas – na tentativa de aproximar o público presente na Ocupação com a arte de performar dentro da cultura Queer, o Transarte oferecerá uma Oficina de Performance e Arte Queer gratuita. Ministrada por Davi Giordano (RS) e sustentada por uma profunda pesquisa criativa a respeito das múltiplas possibilidades de concepção e realização da arte gay e outsider, a oficina funcionará em um formato de ateliê de criação performática. Desta forma, os alunos entrarão em contato com artistas brasileiros e internacionais referências na área para poder se inspirar e serem instruídos na concepçãoe criação de seus próprios trabalhos.
As aulas funcionarão em modalidades de oficina, ateliê de criação e laboratório cênico, permeando técnicas, metodologias, pesquisas e pedagogias alternativas que pautam os movimentos de vanguardaqueer e outsider. Os trabalhos produzidos ao longo da oficina serão performados no último dia, em uma Mostra Pública feita em formato de exposição performática. A oficina será realizada dos dias 12 a 15 de outubro, das 15h às 18h, na Funarte/MG e tem classificação etária de 18 anos. Para mais informações, o público interessado deve entrar em contato pelo e-mail do evento (ocupacaotransarte@gmail.com).
Concurso Drag-se 
Produzido e estrelado por drags o canal do youtube Drag-se (youtube.com/dragsetv) marcará presença na Ocupação Transarte. Com uma programação vasta em sua página digital que conta com documentários, tutoriais de maquiagem, performances musicais, programas de variedades drags e entrevistas, o Drag-se é um movimento que celebra a diversidade por meio da arte e do entretenimento. Desta forma, o canal realizará seu primeiro concurso de performance drags em Belo Horizonte.
O concurso tem inscrição gratuita e selecionará 20 artistas drags para participarem da competição. Os jurados irão escolher qual a melhor performer drag de BH, que leva um prêmio de R$700 e participará da gravação de um vídeo para o Canal Drag-seAs inscrições para o concurso estarão disponíveis a partir do dia 26 de setembro. Para mais informações os interessados devem acessar a página oficial do evento no Facebook (facebook.com/projetotransarte)o site do projeto (www.pedevento.art.br/transartebh) ou entrar em contato pelo e-mail (ocupacaotransarte@gmail.com).
abertura do concurso contará com uma apresentação musical e performática do grupo The Pulso in Chamas, banda composta por Drag Queens belo horizontinas e que produzem músicas pautadas no empoderamento negro, LGBT e da mulher.
Convidadxs Especiais
Suzy Brasil (RJ) – com mais de 20 anos de carreira, é a mais popular drag queen do Rio de Janeiro. Atualmente participa e também é uma das roteiristas de um quadro no programa Ferdinando Show.
Valkiria La Roche - Artista e militante transexual dos direitos LGBT+, foi a primeira transexual a ocupar um cargo executivo no governo mineiro, quando em 2006 foi eleita coordenadora do Centro de Referência Homossexual de Minas Gerais. É docente no Centro de Treinamento da Polícia Militar do estado de Minas Gerais onde atua na capacitação de agentes perante o público LGBT+. Como artista se apresenta nas principais Casas Noturnas de Belo Horizonte.
Cristal Lopez (BH) – é ativista dos Direitos Humanos, dos movimentos negros, feministas e transfeministas. Bailarina e performer, já integrou o coletivo Toda Deseo e o Bloco Angola Janga. Foi eleita a diva do carnaval de rua de Belo Horizonte.
Lucca Najar – é um influenciador digital que conta hoje com mais de 50 mil inscritos em seu canal do Youtube, onde conta as dificuldades de ser um homem trans e militante pela causa LGBT.
Pandora Yume (Canal Drag-se) - Pandora Yume não é personificação e não é homenagem. É experimentação e experimento. É mesquinharia cara e ironia pretensiosa. Projeto falho de masculinidade, virilidade flácida. É, não é e não queria ser o que sabe que é.
Bia Medeiros (Canal Drag-se) - Cineasta, dirige e produz o canal Drag-se com conteúdos produzidos por jovens drags do Rio de Janeiro. O canal já ganhou prêmio de melhor piloto para televisão no Festival Internacional de Televisão, com a websérie documental “Drag-se, retrantando o cotidiano de novxs drags da cena carioca”. A websérie foi veiculada em mais de setenta veículos midiáticos e já conta com mais de 3.5 milhões de visualizações no YouTube.
Betina Polaroid (Juradx concurso Drag-se) - Beto Pêgo é publicitário formado pela UFRJ e fotógrafo com 20 anos de trajetória em diversas áreas da fotografia editorial, institucional e publicitária. Na imprensa, integrou a redação da revista de cultura LGBT SuiGeneris e foi colaborador em revistas da editora Abril e revista Trip. Integrou a equipe de comunicação da ONG Viva Rio e fotografou para campanhas do Instituto Promundo e Grupo Pela Vidda. Desde 2015 concilia a fotografia comercial com projetos ligados a sua personagem drag queen Betina Polaroidfotografando eventos e performances com o olhar de quem vive a experiência drag. Betina integra a equipe do Drag-se não só como fotógrafa e artista drag, mas na produção de eventos e elaboração de projetos culturais.
Marco Aurélio Martins (Juradx Concurso Drag-se) - Marco Aurélio Martins é psicólogo, pós-graduado em Sociologia pela Universidade de Coimbra (Portugal) e em Segurança Pública e Justiça Criminal pela UFFEspecialista em gênero e sexualidades, foi vice-diretor do Instituto Promundo, sendo responsável pela elaboração de campanhas e participação em redes globais sobre masculinidades e gênero, como MenCare e MenEngage. Coordenou e participou de iniciativas em diversas ONG’s brasileiras na área da prevenção da violência, cultura e empregabilidade para jovens em situação de vulnerabilidade, entre elas o Viva Rio e ISER. Atualmente, integra a equipe de produtores do Drag-se realizando um trabalho de planejamento de estratégias e ações para o fortalecimento da comunidade LGBT pela luta por direitos civis e contra a discriminação.
Programação – todos os espetáculos da Ocupação Transarte necessitam a aquisição de entradas (R$20,00 INTEIRA/R$10,00 MEIA), com a exceção de pessoas trans que não pagam a entrada. Todas as demais atividades (performances, cenas curtas, exposições, mostra de filmes, concurso, simpósio e oficinas) são 100% gratuitas para todos os públicos.
Semana 1 (05/10 a 08/10):
Quinta-feira (05/10)
- 17h Espaço Transolhar de Exposição
- 20h Espetáculo: O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu
- 21h Coquetel de Abertura do Espaço Transolhar de Exposição, apresentação de Suzy Brasil e homenagem para Valkria La Roche e Cristal Lopez
Sexta-feira (06/10)
- 18h Performance: A Noviça nº 3
- 20h Espetáculo: O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu
Sábado (07/10)
- 18h Simpósio Transarte: Encontro de Youtubers
- 19h Apresentação Pandora Yume (Drag-se RJ) e Valkria La Roche
- 20h Espetáculo: O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu
Domingo (08/10)
- 17h Exibição do Curta Metragem Tailor + debate com produtora Bia Medeiros
- 17h30 Simpósio Transarte: Mesa dos Artistas
- 19h Espetáculo: O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu
Semana 2 (11/10 a 15/10)
Quarta-feira (11/10)
17h Espaço Transolhar de Exposição
Quinta-feira (12/10)
- 15h às 18h Oficina Performance Arte Queer
- 20h Espetáculo: Calor na Bacurinha  
Sexta-feira (13/10)
- 15h às 18h Oficina Performance Arte Queer
- 20h Espetáculo: Calor na Bacurinha  
Sábado (14/10)
- 15h as 18h Oficina Performance Arte Queer
- 18h30 Apresentação Performance Julieta Descapuletizada
- 20h Espetáculo: Calor na Bacurinha
Domingo (15/10)
- 17h Mostra de Performances da Oficina e Mesa “Criatividade Queer: (Des)construindo a própria identidade”
- 19h Espetáculo Calor na Bacurinha
Semana 3 (18/10 a 22/10):
Quarta-feira (18/10)
- 17h Espaço de Exposição Transolhar
Quinta-feira (19/10)
- 18h Exibição do Longa Luana, Filha da Lua
- 20h Espetáculo: Experimento para Tempos Sombrios
Sexta-feira (20/10)
- 19h Cena Curta: Minha História que Nunca Vi
- 20h Espetáculo: Experimento para Tempos Sombrios
Sábado (21/10)
- 17h Cena Curta: Minha História que Nunca Vi
- 17h30 Simpósio Transarte: Debate Acessibilidade Trans
- 20h Espetáculo: Experimento para Tempos Sombrios
Domingo (22/10)
- 17h Simpósio Transarte: Encontro dos realizadores
- 19h Espetáculo: Experimento para Tempos Sombrios
Semana 4 (25/10 a 29/10):
Quarta-feira (25/10)
- 17h Espaço Transolhar de Exposição
Quinta-feira (26/10)
- 18h Mostra de Curtas
- 19h Espetáculo: Reconstruindo e construindo uma jovem Cristal
- 20h Espetáculo: So+MOS  
Sexta-feira (27/10)
- 18h Mostra de Curtas
- 20h Espetáculo: So+MOS  
Sábado (28/10)
- 18h Mostra de Curtas
- 20h Espetáculo: So+MOS  
Domingo (29/10)
- 18h Mostra de Curtas
- 19h Espetáculo: So+MOS
Semana 5 (01/11 a 05/11):
Quarta-feira (01/11)
- 17h Espaço Transolhar de Exposição
Quinta-feira (02/11)
-19h Espetáculo: Reconstruindo e construindo uma jovem Cristal
-20h Abertura do Concurso Drag-se com Show The Pulso in Chamas
Sexta-feira (03/11)
- 20h Concurso Drag-se
Sábado (04/11)
- 20h Final do Concurso Drag-se
Domingo (05/11)
- 17h Espaço Transolhar de Exposição 
Semana 6 (08/11 a 12/11):
Quarta-feira (08/11)
- 17h Espaço Transolhar de Exposição
Quinta-feira (09/11)
- 20h Espetáculo: Dandara Através do Espelho  
Sexta-feira (10/11)
- 20h Espetáculo: Dandara Através do Espelho  
Sábado (11/11)
- 18h Espetáculo: Mulheres de Tebas
- 20h Espetáculo: Dandara Através do Espelho  
Domingo (12/11)
- 18h Espetáculo: Partilha de Uma Vivência
- 19h Espetáculo: Dandara Através do Espelho  
- 20h ENCERRAMENTO DA OCUPAÇÃO