FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Arte em movimento na Marina da Glória

Com curadoria de Marc Pottier, nomes da arte contemporânea participam de exposição a céu aberto na segunda edição do projeto Marina Monumental
O Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e a Baía de Guanabara são cenários icônicos do Rio de Janeiro. E a partir do dia 19 de novembro ganharão a companhia de grandes obras de arte contemporânea na segunda edição do Marina Monumental, na Marina da Glória. Com a curadoria de Marc Pottier e sob o tema central de Arte Móvel, artistas expõem seus trabalhos ao ar livre em total integração com a paisagem carioca e o espaço. Serão 18 nomes, entre eles como Amelia Toledo, Gustavo Prado, Marcelo Jacome, Oskar Metsavaht e Raul Mourão, e 12 obras produzidas exclusivamente para o projeto. Além de uma programação de filmes, em parceria com o Festival do Rio, que inclui o clássico O Circo de Calder(1961), de Alexander Calder.
"Nós queremos apresentar na Marina da Glória uma exposição lúdica e em movimento. A arte cinética é uma corrente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos, de ilusão de ótica ou por truques de posicionamento das peças. O movimento pode ser produzido pelo vento, o sol, um motor ou pelo próprio público, que vai interagir com as obras", diz Marc Pottier.
Uma das grandes atrações promete ser a obra “Lamp Beside The Golden Door”, do artista Gustavo Prado, paulistano radicado em Nova York. A torre com milhares de espelhos redondos acaba de roubar a cena no festival de Coachella, na Califórnia. A versão brasileira, que será uma espécie de "irmã" da americana, é uma das obras que estão sendo produzidas especialmente para a exposição.
Outro destaque será a obra exclusiva do artista francês Erwan Le Bourdonnec, com 81 metros de dimensão. Inspirado pela vista de seu apartamento na enseada de Botafogo, Erwan criou “Atlas das formas do céu”, uma instalação cromática branca e azul composta por 365 bambus que mostram a evolução dos tons de azul do céu e do mar.
A exposição acontece até 17 de dezembro e terá também uma programação de filmes relacionados ao tema com a co-curadoria da Galeria Superfície, de São Paulo, e do Festival do Rio. Os artistas que estarão na exposição são Amelia Toledo, Anna Helena Cazzani, Carmelo Arden Quin, Coletivo Muda, Eduardo Srur, Erwan le Bourdonnec, Gustavo Prado, Luiz Monken, Marcelo Jacome, Mariana Manhães, Maritza de Orleans e Bragança, Oskar Metsavaht, Paulo Nenflidio, Raul Mourão, Renata Adler, Thiago Toes, Xavier Veilhan, Zoe Dubus
O Marina Monumental é um projeto que tem a produção e coordenação geral de Kátia d’Avillez. Lançado em 2016 reunindo trabalhos de grandes artistas brasileiros, o sucesso do evento foi um dos motivos que levou a ArtRio para a Marina da Glória. Para 2017, o curador optou pelo tema movimento, uma ode aos efeitos visuais da cinética, a seus movimentos físicos e à ilusão de ótica. E o projeto de 2018 já está em andamento com uma homenagem a uma grande personalidade da arte brasileira.
Filmes:
1) Vermeluz, 1972 - 7’17’’
Álvaro de Sá, Flávio Diniz e Neide Sá
(Original em Super 8) Edição em arquivo digital
2) Lúzir-lúzir, 1972 - 3’10’’
Álvaro de Sá, Flávio Diniz e Neide Sá
(Original em Super 8) Edição em arquivo digital
3) Experiência 5, 1970 - 3’13’’
Frederico Marcos
(Original em Super 8) Edição em arquivo digital
4) Experiência 6, 1970-72 - 3’45’’
Frederico Marcos
(Original em Super 8) Edição em arquivo digital
5) The way things go, 1987 - 30'
Peter Fischli & David Weiss
6) O Circo de Calder, 1961
Alexander Calder
Serviço:
Monumental - Arte na Marina da Glória
Data: 19/11 a 17/12
Horário: 10h às 22h - Entrada gratuita | classificação livre
Av. Infante Dom Henrique s/n