FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Debate sobre fake news e uso de robôs nas eleições chega ao TSE

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) participou nesta quinta-feira, 7 de dezembro, do “I Seminário Internet Eleições”, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pelo Comitê Gestor da Internet (CGI), em Brasília. O evento discutiu as novas regras eleitorais e a influência da web nas eleições de 2018, em especial o risco das fake news e dos robôs na disseminação das informações.
O diretor Marco Aurelio Ruediger participou da mesa de debate “Propaganda Eleitoral e Bots”, apresentando recente pesquisa da FGV DAPP sobre interferências de contas automatizadas em momentos-chave da política brasileira. O estudo “Robôs, redes sociais e política no Brasil” identificou que os bots chegaram a responder por mais de 20% das interações ocorridas no Twitter durante a greve geral de abril deste ano. Durante as eleições presidenciais de 2014, os robôes geraram mais de 10% do debate.
“O esforço de pesquisa da FGV DAPP apresentado neste estudo busca emitir um alerta de que não estamos imunes e que devemos nos preocupar em buscar entender, filtrar e denunciar o uso e a disseminação de informações falsas ou manipulativas por meio desse tipo de estratégia e tecnologia. Deve-se ter atenção e proteger os espaços democráticos inclusive nas redes sociais”, ressaltou Ruediger.
Durante o encontro, ainda foram realizadas outras três sessões: “Fake News, Mídia e Eleições”, “Arrecadação de campanhas via internet” e “Redes Sociais, identidade e anonimato”. A abertura foi realizada pelos presidente e vice-presidente do TSE, ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux, respectivamente, e pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab.
O seminário faz parte da programação do Fórum Internet e Eleições, promovido pelo TSE, pela Escola Judicial Eleitoral e pela faculdade Mackenzie. O evento prosseguirá nos dias 12 e 13 de dezembro (sendo o último dia destinado a um workshop com reuniões reservadas).