FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

FGV coordena V Encontro Latino-americano de Think Tanks na República Dominicana

O Centro Latino-americano de Políticas Públicas (FGV CLPP) participou do V Encontro Latino-americano de Think Tanks, ocorrido em Santo Domingo, capital da República Dominicana. O evento contou com a participação de mais de 40 representantes de think tanks latino-americanos, além de observadores internacionais.
Os principais temas que guiaram a agenda dos debates estiveram relacionados aos desafios socioeconômicos enfrentados pela região, em especial, o baixo crescimento das economias latino-americanas, as tendências globais que afetam a região, além do período eleitoral que se aproxima em um ambiente geral tomado por escândalos de corrupção e emergência de “outsiders” pregando soluções simples para solucionar a crise ética que assola muitos países da região.
Outro momento do debate buscou inserir os think tanks como parte das soluções para os problemas identificados. Para isso, buscou-se refletir não apenas um ponto de vista prático a respeito do que se espera da atuação dos think tanks, mas, também, quais os principais elementos que limitam suas capacidades de atuação, como, por exemplo, questões relacionadas ao financiamento, a adaptação às novas tecnologias para divulgação de estudos, bem como a necessidade de inovação em pesquisas aplicadas e na transmissão de conhecimento.
O V Encontro Latino-americano de Think Tanks foi sediado no FUNGLODE, principal think tank dominicano. Sua organização contou com o apoio e participação do professor Marlos Lima, diretor-executivo do FGV CLPP. Ele atua como coordenador do Comitê de Planejamento dos encontros latino-americanos de think tanks.
A iniciativa de realização dos encontros de think tanks latino-americanos surgiu no CLPP, que organizou e sediou as duas primeiras edições, em 2013 e 2014, dando o pontapé inicial para uma bem-sucedida iniciativa regional, à qual se juntam a cada ano mais participantes e instituições interessadas.