FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Rio de Janeiro ganha cantata de Natal dia 17 de dezembro na Catedral Metropolitana, no Centro

Elba Ramalho participa do projeto inédito “EnCanto de Natal” idealizado pelo Maestro Vito Nunziante JR e Gran Coro

Descrição: Imagem_Web

A belíssima Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, localizada no Centro da cidade, será o palco do projeto “EnCanto de Natal 20017”, organizado pelo Maestro Vito Nunziante Jr. e o Gran Coro, formado por 110 vozes masculinas e femininas.  A Cantata de Natal terá início às 15h e além das apresentações musicais contará com uma encenação teatral sobre o nascimento de Jesus. No repertório estão músicas clássicas, canções natalinas, participações da cantora do Teatro Municipal Cíntia Fortunato e Elba Ramalho.  Todas as músicas serão acompanhadas por orquestra composta de instrumentistas experientes e instrumentos de cordas, sopro, metais e percussão. O evento terá entrada gratuita e os organizadores estão incentivando a doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível que será destinado a uma entidade sem fins lucrativos. 
  
- A ideia da cantata surgiu da necessidade do próprio coral e da população. O projeto existe desde 2010 e começou apenas com um teclado. Em 2015 implementamos com a orquestra e coral. No ano passado juntamos dois corais (Méier e Botafogo) com 60 músicos. Para este ano incorporamos mais um coral (Ilha do Governador) e seria impossível realizar em uma paróquia. Daí veio a iniciativa de fazer uma apresentação na Catedral, que é um ícone da cidade, e foi prontamente atendida pelo Cardeal Orani Tempesta.Descrição: Elba Ramalho_2763_WEB

A ideia do maestro Vito é que o EnCanto de Natal entre para o calendário oficial de eventos da cidade, já que não tem nenhum outro evento do tipo. Para isso, um projeto já está em andamento para que o pedido seja apresentado à prefeitura.

- Estamos ensaiando desde maio o repertório de Natal, e era muito engraçado ver as pessoas passando e ouvindo músicas natalinas. A orquestra já me acompanha há muitos anos e conhecem todos os arranjos. É tudo ao vivo, nada playback – conta o maestro.

Sobre o Gran Coro

Gran Coro é um coral sem fins lucrativos, composto de vozes adultas, femininas e masculinas, de diferentes naipes, com 120 coristas voluntários oriundos do Coral da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (localizada no Méier), do Coral da Paróquia São João Batista da Lagoa (localizada em Botafogo) e do Coral da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (localizada na Ilha do Governador), sob a regência, acompanhamento instrumental e direção geral e técnica do maestro Vito Nunziante Jr. O Gran Coro possui também Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e refugiados em grupo de coristas, promovendo a inclusão social e o respeito a diversidade cultural.

Os corais que compõem o Gran Coro possuem em seu histórico diversas apresentações ao público da região de suas respectivas paróquias, como Cantatas de Natal, Cantatas de Páscoa e eventos religiosos comemorativos do calendário católico, utilizando um repertório variado de música sacra e popular com letras em diversos idiomas; tendo em sua carteira de apresentações a realização da Cantata de Natal em 2016 para um público de 700 pessoas, com acompanhamento de orquestra e apresentação de um ato teatral abordando a passagem bíblica do nascimento de Jesus.

O Gran Coro possui uma estrutura de planejamento, coordenação e supervisão para a execução das atividades artísticas e para controle de cronograma na realização de seus eventos, de forma a assegurar a qualidade técnica, sonora e visual, de suas apresentações. 

Sobre o Maestro Vito Nunziante Jr

O Maestro Vito Nunziante Jr., formou-se em 2002 pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Piano Clássico pelo Conservatório Brasileiro de Música, tendo concluído também o curso de Regência Coral pela Pro-Arte em 2009.  Há 27 anos trabalha junto a diversas paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Aos 16 anos obteve o título de profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil e passou a acompanhar o coral Lucília Guimarães Villa-Lobos (Tijuca). Fundou, dirigiu e acompanhou diversos corais, sendo a primeira direção em 2004, no Coral Cantate Domino (Ig N. Sra. De Copacabana). Recebeu em Novembro de 2017, na Academia Brasileira de Letras, a medalha Cartola, pela contribuição à Cultura, Literatura e ao social. Atualmente é regente dos corais São João Batista da Lagoa (Ig São João Batista da Lagoa - Botafogo), Projeto Cantar para Viver (Tijuca), Sagrado Coração de Jesus (Ig Sagrado Coração de Jesus - Méier), Nossa Senhora Aparecida (Ig Nossa Senhora Aparecida – Ilha do Governador), Madre Regina (Casa de Saúde São José – Humaitá) e Mater Domini (Ig Nossa Senhora da Conceição e São José – Engenho de Dentro).

Programação:
14h – Abertura dos portões
15h – Terço da Misericórdia: Conjunto de orações conduzidas pelo padre Leandro e a equipe da Rádio Catedral na abertura do evento e animados pelo Ministério Razão de Viver
16h – Apresentação musical e teatral
18h – Encerramento


SERVIÇO:
EnCanto de Natal
Local: Av. Chile, nº 245, Centro, Rio de Janeiro. Telefone:
Data: 17 de dezembro (domingo)
Horário: 15h às 18h
Classificação Livre
Entrada gratuita / indicado que leve 1Kg de alimento não perecível