FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 19 de março de 2018

Exposição de Geraldo Marcolin no Paço Imperial

O Paço Imperial inaugura, dia 21 de março, a exposição Fim de semana em Cabo Frio de Geraldo MarcoliniO artista exibe 15 pinturas a óleo sobre tela, de pequenos, médios e grandes formatos, produzidas entre 2015 e 2018. As obras foram realizadas a partir de imagens fotográficas, tanto pessoais quanto apropriadas pelo artista. Marcolini, que em um momento anterior trabalhou com técnicas de pintura impressa em tons monocromáticos, resgata, nessa nova produção, a cor e a gestualidade. A tinta a óleo ressurge como veículo dessa volta às cores, do gesto, do "inacabado". Os trabalhos indicam um  interesse pela arquitetura e por paisagens inabitadas, aparentemente anônimas, em sua maioria de piscinas e áreas de lazer de residências, condomínios e clubes.

"Lugares de recreação e descanso que evocam o hedonismo vazio dos fins de semana na praia, dos churrascos à beira da piscina das famílias burguesas ou mesmo das pool parties regadas a drogas sintéticas e house music. Títulos como Alugue Temporada (nome de um site imobiliário) e MDMA (tipo de droga sintética) fazem referência direta a esses prazeres de aluguel. Certo aspecto de decadência está presente em algumas obras, sugerido por piscinas vazias ou lodosas, de casas ou hotéis que já viram melhores dias," explica o artista.





O texto que acompanha e dá título a exposição, uma crônica do escritor e poeta mineiro Paulo Mendes Campos, foi escolhido por exprimir o desencanto e a futilidade dessa busca por alegrias passageiras, fugazes, típicas dos fins de semana na praia.
Clique no título para acessar o texto: Fim de semana em Cabo Frio_Paulo Mendes Campos


Fim de semana em Cabo Frio | Geraldo Marcolini
Abertura: quarta-feira, 21 de março, às 18h30
Exposição: 22 de março a 27 de maio de 2018
De terça a domingo, das 12 às 18h
Grátis | Livre para todos os públicos
Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Centro - Rio de Janeiro