FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 9 de março de 2018

Indicador Antecedente de Emprego registra maior nível da série histórica

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, avançou 1,9 ponto em fevereiro, atingindo 109,6 pontos, o maior nível da série histórica. Isso sinaliza um possível cenário de aceleração no ritmo de recuperação do mercado de trabalho nos próximos meses.
“O otimismo com o maior crescimento da economia ao longo deste ano e a perspectiva de uma maior contratação ao longo de 2018 explicam o elevado nível do Indicador Antecedente de Emprego”, afirma Fernando de Holanda Barbosa Filho, economista do FGV IBRE.
Já o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) permaneceu relativamente estável com uma variação de 0,4 ponto, alcançando 97,1 pontos. Mesmo com um resultado positivo, o indicador, em termos de média móvel trimestral, se mantém em queda. 
“Apesar da perspectiva de melhora futura, da criação de vagas e da expectativa de forte geração de empregos formais em 2018, a taxa de desemprego permanece em nível elevado. O ICD reflete a elevada taxa de desemprego do país. Apesar da geração de vagas, a expectativa é que a taxa de desemprego permaneça em níveis elevados”, continua Fernando de Holanda Barbosa Filho.
O avanço do IAEmp no mês é resultado da alta de seis dos sete indicadores que o compõem, com destaque para os que medem a situação dos negócios atual no setor de Serviços e da Indústria de Transformação, com variações na margem de 4,9 e 4,4 pontos, respectivamente. 
A resultado positivo do ICD foi influenciado majoritariamente por uma melhora das avaliações dos consumidores com renda familiar mensal entre R$ 2.100,00 e R$ 4.800,00, cujo Indicador de Emprego (invertido) subiu 3,1 pontos.